(11) 99262-9123

programa

adolescentes

aproximar mundos:

mundo adulto, mundo adolescente,

mundo das discrepâncias sociais

participar

Manifesto

A adolescência é algo que mora dentro de todos nós
Deixamos de “ESTAR adolescente” para “SER
adolescente” em algum lugar de nós, onde habitará enquanto vivermos.
O que muda? O acúmulo de experiências, que acalentam as angústias adolescentes, o ímpeto e a agressividade, que nos fizeram na prática adolescentes.
Nós adultos entendemos um pouco de adolescência, vivemos a adolescência, convivemos com a adolescência.
Somos encantados e valorizamos esta poderosa fase de nossas vidas
É por isso o convite. É por isso a voz deste nosso manifesto. Para que possamos viver a adolescência e não esperar que ela passe.
Para conservar para toda a vida aquilo que há de
poderoso, criativo, leve, instintivo afetuoso
Nossa proposta é potencializar, harmonizar e ajudar a florescer neste ser humano maravilhoso, que começa despontar para a vida adulta, a adolescência da qual todos fazemos parte. 

Faixa Etária Indicada

Criar e promover um ambiente próprio em
que os adolescentes de diferentes realidades lidem com seus desafios e potências de forma segura, leve e criativa, levando em conta mente, corpo e espírito, contribuindo dessa forma para o fortalecimento dos seus vínculos e propósitos no mundo.

O que fazemos

adolescentes

 

Proporcionamos encontros criativos, seguros e acolhedores para adolescentes que desejam se conhecer, se conectar com outros jovens de diferentes histórias e realidades, para juntos co-criarem possibilidades e realizações hoje e em um futuro próximo.

O que NÃO somos

Não somos uma escola ou um curso de formação acadêmica!

Nos propomos a trabalhar com vários temas e ferramentas que ajudam os  adolescentes a se preparem para suas vidas a partir de atividades relacionadas ao estar no mundo, integrando pensamentos, sentimentos e ações.

Não somos um espaço com “grades curriculares”, tampouco um espaço “solto”, livre de “agenda e/ou propósito”.

Temos uma metodologia pautada em eixos e temas, que irão nos guiar ao longo do processo.
Somos norteados por princípios e valores, tais como: respeito, cordialidade, inclusão e responsabilidade.

Não pretendemos “padronizar comportamentos”, tampouco esperamos que os jovens sejam todos iguais.

Acreditamos que cada indivíduo é único e potente em sua singularidade e valorizamos as expressões ligadas à essência e verdade de cada um.

o programa

Composto por 3 Módulos

Cada adolescente fará uma jornada de 10 meses, divididos em 3 módulos:

01

Módulo

EU

duração: 04 meses

mais detalhes

“EU” convida os participantes a embarcarem em atividades de autoconhecimento e investigação pessoal. Possibilita ao jovem sentir a si mesmo e ser autor de sua própria história, sem as expectativas de um olhar adulto.

02

Módulo

Eu e o Mundo

duração: 02 meses

mais detalhes

“EU E O MUNDO” convida os participantes a trocarem entre si, expandirem suas percepções a partir de inspirações vindas dos demais participantes, de palestras, de visitas e de convidados especiais inspiracionais. É momento de olhar além de si e aceitar as expressões divergentes do mundo.

03

Módulo

Eu no Mundo

duração: 04 meses

mais detalhes

“EU NO MUNDO” é a instância que convida os participantes a colocarem a “mão na massa” e transformarem suas descobertas e sonhos em uma ação prática.
Trata-se da fase na qual os participantes são desafiados a materializarem coletiva ou individualmente, um projeto que sai do papel e torna-se realidade!

agenda

datas: duas 6ªs feiras ao mês

horário: das 17h às 20h

local: Petalusa

R José de Carvalho, 253
Chác Sto Antônio

Resultados Reais e Mensuráveis

Perguntas Mais Frequentes

Tem dúvidas?

Meu filho(a) de 13 anos, pode compartilhar histórias e vivências com adolescentes de 17 anos, sendo tão grande a diferença de idade?

Atualmente esta diferença entre adolescentes está menor e as histórias se misturam, conectando através de vivências o que parece distante aos olhos dos adultos.
Os coordenadores do programa estão atentos para esses momentos. Pela nossa experiência percebemos que o próprio grupo, quando formado, se autorregula nas relações, nas vivências e nas histórias. Os adolescentes mais velhos compartilham seus passos com os mais novos, respeitando o tempo de cada um. Além disso, os educadores estão em constante avaliação do processo, ao perceberem a necessidade, oferecem momentos de conversas em subgrupos divididos por proximidade de faixa etária.

Se meu filho(a) quiser entrar no módulo 2 ou 3, sem fazer o número 1, ele pode entrar no programa?

Não. Entendemos que a beleza e a essência do programa está em trilhar o caminho como um todo. O módulo 1 é fundamental para os adolescentes iniciarem a caminhada de autoconhecimento e a partir daí estabelecer as conexões externas que são tão esperadas deles.

Irmãos(ãs) ou primos(as), podem participar juntos?

Sim, já vivenciamos isso. Os coordenadores do projeto estão atentos para essas particularidades e juntamente com os adolescentes e famílias analisam a possibilidade ou não de parentes próximos participarem do programa. Igualmente, os educadores terão uma entrevista previa para sentir se para os adolescentes isso não é um inconveniente.

A diferença de realidades pode gerar um conflito para meu filho(a)?

Um dos eixos principais desse programa é apresentar essas diferentes realidades para ambos os lados. No mundo atual essa percepção e reflexão sobre as diferenças sociais é fundamental para a construção de um futuro mais justo e verdadeiro para os nossos adolescentes. Os coordenadores do programa estão preparados para trilhar esse caminho orientando e colocando a discussão em um lugar legítimo e saudável.

Entre em Contato

(11) 99262-9123

R José de Carvalho, 253 - Chác Sto Antônio

Estacionamento mais próximo (avulso):
Rua Alexandre Dumas, 581 (Cultura Inglesa)

PROGRAMA ADOLESCENTES

11 + 5 =

Petalusa 2019    todos os direitos reservados