0 Item
(11) 99262-9123

programa

adolescentes

aproximar mundos:

mundo adulto, mundo adolescente,

mundo das discrepâncias sociais

Manifesto

A adolescência é algo que mora dentro de todos nós
Deixamos de “ESTAR adolescente” para “SER
adolescente” em algum lugar de nós, onde habitará enquanto vivermos.
O que muda? O acúmulo de experiências, que acalentam as angústias adolescentes, o ímpeto e a agressividade, que nos fizeram na prática adolescentes.
Nós adultos entendemos um pouco de adolescência, vivemos a adolescência, convivemos com a adolescência.
Somos encantados e valorizamos esta poderosa fase de nossas vidas
É por isso o convite. É por isso a voz deste nosso manifesto. Para que possamos viver a adolescência e não esperar que ela passe.
Para conservar para toda a vida aquilo que há de
poderoso, criativo, leve, instintivo afetuoso
Nossa proposta é potencializar, harmonizar e ajudar a florescer neste ser humano maravilhoso, que começa despontar para a vida adulta, a adolescência da qual todos fazemos parte. 

Faixa Etária Indicada

O que fazemos

adolescentes

 

Proporcionamos encontros criativos, seguros e acolhedores para adolescentes que desejam se conhecer, se conectar com outros jovens de diferentes histórias e realidades, para juntos co-criarem possibilidades e realizações hoje e em um futuro próximo.

O que NÃO somos

Não somos uma escola ou um curso de formação acadêmica!

Nos propomos a trabalhar com vários temas e ferramentas que ajudam os  adolescentes a se preparem para suas vidas a partir de atividades relacionadas ao estar no mundo, integrando pensamentos, sentimentos e ações.

Não somos um espaço com “grades curriculares”, tampouco um espaço “solto”, livre de “agenda e/ou propósito”.

Temos uma metodologia pautada em eixos e temas, que irão nos guiar ao longo do processo.
Somos norteados por princípios e valores, tais como: respeito, cordialidade, inclusão e responsabilidade.

Não pretendemos “padronizar comportamentos”, tampouco esperamos que os jovens sejam todos iguais.

Acreditamos que cada indivíduo é único e potente em sua singularidade e valorizamos as expressões ligadas à essência e verdade de cada um.

o programa

Composto por 2 Módulos

Cada adolescente fará uma jornada de 08 meses, divididos em 2 módulos:

01

Módulo

Eu e o Mundo

duração: 04 meses

mais detalhes

“EU E O MUNDO” convida os participantes a trocarem entre si, expandirem suas percepções a partir de inspirações vindas dos demais participantes, de palestras, de visitas e de convidados especiais inspiracionais. É momento de olhar além de si e aceitar as expressões divergentes do mundo.

02

Módulo

Eu no Mundo

duração: 04 meses

mais detalhes

“EU NO MUNDO”convida os participantes a trocarem entre si, expandirem suas percepções a partir de inspirações vindas dos demais participantes, de palestras, de visitas e de convidados especiais inspiracionais. É momento de olhar além de si e aceitar as expressões divergentes do mundo e ir além,  transformarem suas descobertas e sonhos em uma ação prática, por “a Mão na Massa”.
Os  participantes são desafiados a finalizarem este módulo materializando coletivamente um projeto que sai do papel e torna-se realidade!

agenda

às 6ªs feiras

horário: das 15h às 17h

Perguntas Mais Frequentes

Meu filho(a) de 14 anos, pode compartilhar histórias e vivências com adolescentes de 17 anos, sendo tão grande a diferença de idade?

Atualmente esta diferença entre adolescentes está menor e as histórias se misturam, conectando através de vivências o que parece distante aos olhos dos adultos.
Os coordenadores do programa estão atentos para esses momentos. Pela nossa experiência percebemos que o próprio grupo, quando formado, se autorregula nas relações, nas vivências e nas histórias. Os adolescentes mais velhos compartilham seus passos com os mais novos, respeitando o tempo de cada um. Além disso, os educadores estão em constante avaliação do processo, ao perceberem a necessidade, oferecem momentos de conversas em subgrupos divididos por proximidade de faixa etária.

Irmãos(ãs) ou primos(as), podem participar juntos?

Sim, já vivenciamos isso. Os coordenadores do projeto estão atentos para essas particularidades e juntamente com os adolescentes e famílias analisam a possibilidade ou não de parentes próximos participarem do programa. Igualmente, os educadores terão uma entrevista previa para sentir se para os adolescentes isso não é um inconveniente.

A diferença de realidades pode gerar um conflito para meu filho(a)?

Um dos eixos principais desse programa é apresentar essas diferentes realidades para ambos os lados. No mundo atual essa percepção e reflexão sobre as diferenças sociais é fundamental para a construção de um futuro mais justo e verdadeiro para os nossos adolescentes. Os coordenadores do programa estão preparados para trilhar esse caminho orientando e colocando a discussão em um lugar legítimo e saudável.

Entre em Contato

(11) 99262-9123

contato@petalusa.com.br

R Barata Ribeiro, 176 - cj 901

01308-000 | São Paulo – SP

PROGRAMA ADOLESCENTES

Petalusa 2019    todos os direitos reservados